A Gonorreia ela é uma doença infecciosa do trato genital, de transmissão sexual, que pode determinar desde infecção assintomática até que a doença se manifesta, com alta morbidade. Clinicamente, ela se apresenta de forma completamente diferente no homem e na mulher.
A gonorreia no homem consiste em um dos tipos mais frequentes de uretrite masculina do qual o sintoma mais precoce é uma sensação de prurido na fossa navicular que vai se estendendo para toda a uretra. Do primeiro ao terceiro dia, o doente já se queixa de ardência miccional ou disúria, que é seguida por corrimento.
Em alguns pacientes, pode haver febre e outras manifestações de infecção aguda sistêmica. No caso se a pessoa doente não fizer o tratamento adequado, ou se esse for tardio ou inadequado, o processo se propaga ao restante da uretra, com o aparecimento de polaciúria e sensação de peso no períneo; raramente observa-se hematúria no final da micção.
Já na mulher a gonorreia embora essa infecção seja assintomática na maioria dos casos, quando a infecção é aparente, ela pode se manifestar sob a forma de cervicite que no caso se não for tratada corretamente, resulta em sérias complicações. Uma cervicite gonocócica prolongada, sem tratamento
adequado, pode se estender ao endométrio e às trompas, causando doença inflamatória pélvica (DIP). Esterilidade, gravidez ectópica e dor pélvica crônica são as principais sequelas dessas infecções.
Em razão disso, é importante, como rotina, avaliação criteriosa de riscos mediante realização da anamnese e sinais clínicos observáveis ao exame ginecológico. Alguns sintomas genitais leves, como corrimento vaginal, dispareunia ou disúria, são frequentes na presença de cervicite mucopurulenta.
O colo uterino pode ficar edemaciado, sangrando facilmente ao toque da espátula. Verifica-se presença de mucopus no orifício externo do colo. Os recém-nascidos de mães doentes ou portadoras de infecção desta etiologia no cérvice uterino podem apresentar conjuntivite gonocócica devido à contaminação no canal de parto.
Comentários
Postar um comentário